PASSAPORTE DA VACINA
Como Obter a Certificação Da Vacinação PARA Uso No Brasil e No Exterior
Recentemente, muitas cidades tem adotado a obrigatoriedade de comprovar estar em dia com a vacinação para acessar alguns serviços (entrar nos estabelecimentos) no Brasil e viagens ao exterior com Certificado da Vacinação ou Certificação de Vacinação.
Bem antes disso, porém, viagens internacionais já exigem a atualização vacinal como condição para entrar em vários países. Isso não chega a ser novidade, já que a anos países exigem vacinas contra doenças como condição para emissão de vistos.
Mas o que é menos divulgado é que existe opção de emitir o certificado nacional de vacinação contra covid-19 em línguas estrangeiras. Isso é importante para, por exemplo, fazer alguma viagem internacional ou pleitear um visto de entrada noutro país vai precisa do Certificado e um teste PCR que a maior parte dos países solicitam certificados negativos emitidos até 72 hs antes do embarque.
O aplicativo Conecte SUS, como divulgado recentemente, traz a funcionalidade de emitir um comprovante de vacinação.
Atualmente, o Conecte SUS apresenta somente os dados da vacinação contra a Covid-19. Dados de outras vacinas aplicadas pelo SUS serão adicionados gradualmente, de acordo com os responsáveis pelo aplicativo. Dessa forma, posteriormente, deverá ser possível fazer essa operação de emitir certificado vacinal em línguas estrangeiras sobre quaisquer vacinas.
Como emitir o certificado?
Para emitir o certificado, é necessário se cadastrar no Conecte SUS (para quem tem cadastro no Gov BR não precisa fazer novamente). Para tanto, deve-se clicar no link a seguir: www.conectesus.saude.gov.br. Depois, basta cadastrar o CPF e criar um login e senha de acesso. O cadastro também pode ser feito pelo aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS. Depois dele instalado no dispositivo, basta inserir as informações pedidas que o cadastro será criado.
Depois de cadastrado, é possível emitir o certificado vacinal. Para emiti-lo, deve-se, depois de logar no sistema:
No site ou no aplicativo, clique na aba ‘vacinas’
Depois, clique no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses)
Em seguida, clique em ‘certificado de vacinação’ – essa opção só aparece para quem completou o esquema vacinal
Depois disso, é possível emitir um documento, em PDF, com um QR Code no qual os dados sobre a vacinação, validados pelo Ministério da Saúde, aparecem. No topo, há uma bandeira do Brasil, indicando que ele está em português brasileiro.
e Como emitir acertificação em lingua estrangeira?
Essa é a parte mais simples. Isso por que:
O documento tem as informações do cidadão e um QR Code disponível em português, inglês e espanhol.
Para emitir o certificado em outro idioma, clique na bandeira e nas iniciais do país no topo da página. O sistema alterna automaticamente a versão.
E para viajar ao exterior vai precisa também do teste PCR que a maior parte dos países solicitam certificados negativos emitidos até 72 hs antes do embarque.
Além disso, é possível emitir a carteira de vacinação. Ela fica disponível para todos, mesmo quem ainda não completou o esquema vacinal. Para emiti-la, o usuário deve:
No site ou no aplicativo, clique na aba ‘vacinas’
No final da página, clique em ‘carteira de vacinação digital’ – o documento traz dados da pessoa que tomou a vacina e as doses administradas, data, lote e local de vacinação
Fonte: www.programassociais.com.br